Milestone Generations (HBO Max, 2022)

Documentário dirigido por Justice A. Whitaker, disponível no serviço HBO Max nos EUA que conta a história da formação da “Milestone Media”, sua associação com a DC Comics, seu auge, os motivos de um conflito com a sua editora distribuidora, sua queda e seu retorno a partir do momento em que um dos personagens se torna um desenho animado popular.

A trajetória da Milestone se confunde com a história de seus fundadores, especialmente o habilidoso Dwayne McDuffie e com os efeitos da ascensão cultural dos negros norte-americanos a partir do hip-hop. Apresentado pelo Method Man e com entrevistados como Denys Cowan e Reginald Hudlin, o documentário estabelece a cena dos quadrinhos criada a partir da proposta da nova empresa e seu impacto cultural que continua a ser sentido até hoje (atualmente a Milestone Media/DC Comics está na 4ª tentativa de tornar economicamente viável os quadrinhos com estes personagens).

De grande valor cultural, o documentário esclarece como é a relação entre estúdios produtores de conteúdo e empresas distribuidoras e como os artistas têm se abster de determinadas linhas de narrativas porque em algum lugar alguém não deseja que tal narrativa seja apresentada ao público.

Até 22 de agosto não tinha versão disponível na HBO Max brasileira e mesmo alguns app de conteúdo de séries e filmes ignoravam o documentário. Ainda assim tem legenda disponível em alguns serviços alternativos de legendas.

Excelente oportunidade para conhecer mais da indústria de quadrinhos e alguns de seus personagens mais importantes.