Icon v1 A hero’s welcome (1996)

A hero’s welcome” é uma edição encadernada americana produzida pela Milestone que reúne o primeiro arco da série mensal “Icon”. Reúne as edições 1 a 8, sendo a última página do encadernado é inédita, já que nos quadrinhos são duas páginas que dão um gancho para tramas seguintes.

“Icon” a série, é narrada pela “parceira” do herói-título. Raquel é uma jovem negra que mora em um bairro humilde chamado Paris Island na cidade de Dakota e que sonha em ser escritora. Ao acompanhar o namorado em uma invasão a uma residência de luxo, descobre que o advogado negro Augustus Freeman IV é mais do que aparenta, sendo resistente a balas e aparentemente podendo voar.

Sem muito esforço Raquel o convence a se tornar um símbolo (um ícone) para a população negra e segregada. Ela cria as identidades de Ícone e Rocket (Foguete, em tradução literal) e começam uma jornada de descoberta.

As tramas ainda são de um período de transição entre o formato de narrativa autocontido em cada edição ou com duas ou três partes e o formato que se tornou comum a partir dos anos 1990, com a criação de arcos que permitem colecionar as histórias de uma maneira mais vendável. A edição 1 trata do assalto e a aproximação de ambos, quando ela cria a identidade. As edições 2 e 3 mostram uma tentativa de atentado político à prefeita de Dakota que tem ligações com a liberação de um gás experimental na população civil para conter uma guerra de gangues – com o efeito de criar superseres, uma trama que emula em muito a criação dos Wild Cards na série literária.

As edições 4, 5 e 6 mostram a descoberta da gravidez de Raquel e a maneira como ela decide lidar com a situação; enquanto Ícone decide investigar a equipe “Sindicato do Sangue” que reúne as pessoas que sofreram mutações com o gás. As edições 7 e 8 são concentradas em narrar a história de Augustus e a rejeição inicial de Raquel diante da possibilidade de ele ser um alienígena imortal que caiu na Terra em 1.839.

Criado por Dwayne McDuffie com arte de M.D. Bright e Mike Gustovich, Icon é bem mais do um “super-homem negro”. A série aborda racismo, sexismo, posições de poder, gravidez na adolescência, aborto e vários outros temas sempre de uma forma rica. McDuffie é um artista habilidoso e consegue criar uma trama extremamente hágil e interessante, ainda que seja basicamente um “arco de origem” – hoje o equivalente no entretenimento seria um “filme de origem”.

Milestone foi o selo da DC Comics que trouxe material da Milestone Media uma empresa criada por autores negros que tinha personagens predominante negros – ou minorias. Seus principais títulos foram Icon, Hardware, Static e Blood Syndicate. Após o encerramento do selo, resultado de baixas vendas, tentativas de censura da DC Comics e brigas entre os editores da DC e Milestone Media, o “Dakotaverse” teve um processo de redescoberta com a criação do desenho animado “Static Shocker” baseado nos quadrinhos de Static.

Em 2022 o arco estava presente em um volume chamado “Milestone Compendium one” que reeditou 50 edições de mensais do selo Milestone (as edições Blood Syndicate #1-12; Hardware #1-12; Icon #1-10; Static #1-8; Xombi #0-11; Shadow Cabinet #0). 

Há promessa de um volume dois para janeiro de 2023.