Matar ou morrer v1 (Mino, 2021)

Matar ou morrer v1 de Ed Brubaker e Sean Phillips é a segunda publicação de editora Mino na empreitada de publicar o excelente material da dupla no Brasil, iniciado com Pulp. É o sexto trabalho de parceria da dupla. Não tenho receio nenhum em dizer que esta série é inferior, mas ajuda ao autor a extravasar sua ira com o mundo.

O personagem principal, Dylan, é um sujeito frustrado e limitado que, após uma tentativa de suicídio mal sucedida é visitado por uma entidade sobrenatural que impõe um acordo: a cada mês deverá matar uma pessoa ou morrerá. Há algo de “Crime & Castigo” na trama, com a dor de consciência e a dúvida, mas em uma investida ele mata uma pessoa realmente ruim e sente-se em relativa paz. Tudo isto é embalado em uma caixa de dúvida: ele estaria alucinando? Sua criatura maligna não seria apenas um delírio? Um escape? Seria a série “apenas” mais uma análise do vigilantismo embalada em extrema violência?

Publicada pela Image Comis entre 2016 e 2018, “Kill or be killed” durou 20 números que são reunidos em quatro encadernados e parece como o amigo do podcast “Os Escapistas” definiu “O Dylan é um revolucionário de Twitter que saiu do controle”. É isto! Esta é a melhor definição! Uma geração raivosa, choraminguenta, frustrada e cínica que repentinamente acha que tem razão e está armada.

Hum… sinto cheiro de antevisão!


#

Título

Mês

01

Pulp

Julho/2021

02

Matar ou morrer v1

Set/2021