A volta 2

Já que falei em Quesada é bom lembrar que finalmente a Marvel Comics explicou o imbróglio One more day/Brand new day.

Resumo: O Aranha revelou sua identidade civil em uma coletiva de imprensa em Guerra Civil. May Parker foi alvejada e com a tia às portas da morte, Parker faz um pacto com Mefisto. A continuidade da série é reescrita com alterações e a Marvel lança com estardalhaço a série The Amazing Spider-Man agora três vezes ao mês e cancela as séries paralelas.

Nesta nova realidade as pessoas não se recordam da identidade do herói (fato refletido em Os Novos Vingadores, equipe que o Aranha participa) e Peter não é casado com Mary Jane Watson.

Com as quedas nas vendas a Marvel finalmente explicou o quê realmente aconteceu: o herói não se casou e se afastou de Mary Jane anos atrás, além de outros detalhes.

A explicação não causou o furor no fandom necessário para por o personagem em evidência, mas com a nova cine-série se aproximando a Marvel tem tempo para arrumar a casa.

O engraçado é que ninguém se incomoda com o fato de tornar Mefisto, o demônio-chefe da Marvel, uma das criaturas mais poderosas de todos os tempos, capaz de alterar permanentemente o passado (impediu o casamento). O mesmo se aplica à Dr. Strange, responsável pelo feitiço que fez todos esquecerem a identidade secreta. Os próximos roteiristas terão que ter muito cuidado quando tratarem estes personagens.

Com isso se aproxima de duas décadas a última vez que vi histórias interessantes com o amigão da vizinhança. Foi pouco antes de A saga do clone e a equipe de criação era JM DeMatteis & Sal Buscema para a série Peter Parker: The Spetacular Spider-Man.

E nessas horas que me pergunto: onde andará David Michelinie?