Software Livre: conceito

Software livre é um conceito antigo, embora não tenha sido cunhado um termo específico até a década de 1.980, visto que anteriormente o código para que as máquinas trabalhassem eram fornecidos pelas fabricantes das mesmas aos clientes, de modo que estes [os clientes] pudessem customizá-los para as suas necessidades.

Um dos primeiros feitos de relevância do empresário Bill Gates foi defender que o código, até então, praticamente livre, se tornasse segredo profissional - veja aqui.

Segundo (REIS, 2003) “a redistribuição e o aprimoramento eram vistos como positivos, e o software geralmente era fornecido com o seu código-fonte, mesmo que as licenças não resguardassem explicitamente a liberdade”.

Bill Gates e a indústria obtiveram sucesso e gradualmente na década de 1.980 as licenças restritivas ganharam espaço, e então (REIS, 2003): “o software fornecido, que até então era visto como uma combinação de código-fonte com código executável, passou a significar apenas o executável”.

--------
(REIS, 2003)
Christian Robottom Reis, Caracterização de um Processo de Software para Projetos de Software Livre, disponível em acesso em 19 de janeiro de 2.008 às 20:31, Dissertação apresentada ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo para a obtenção do título de Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional, São Paulo, 2003.
Tecnologia do Blogger.