A Infinita Saga do Infinito, Parte X: O retorno de Warlock

Com o cenário armado só faltava algumas pontas soltas serem amarradas.

Em Silver Surfer # 44-45, 1990 (Superaventuras Marvel # 148, out-1994, Ed. Abril) o Surfista descobre que Thanos ainda está vivo.

O deus louco está usando as gemas espirituais como uma Manopla do Infinito (Infinity Gauntlet, o nome original de Desafio Infinito).

Ele seqüestra o Surfista Prateado e Drax para brincar com eles e anunciar o seu novo status divino.

Nestas edições entra na trama mais um perigosíssimo jogador: Mefisto, o demônio oficial da Marvel!

Disposto a obter para si a Manopla do Infinito, Mefisto finge obediência a Thanos que sabe que será em algum momento traído pelo demônio.

Thanos descobre que sua neta Nebulosa ainda está viva apesar de muito queimada e próxima à morte – e decide prolongar indefinidamente a dor da neta.

Mefisto narra a origem dos demônios e novamente confirma que as jóias eram parte do ser supremo.

Supostamente Mefisto mostra à Thanos meios de usar as jóias de maneira única e integradas ao cosmo – não sem antes tentar traí-lo e ser frustrado!

Em Silver Surfer # 46 (Superaventuras Marvel # 149) Jim Starlin leva o Surfista e Drax ao Mundo da Jóia Espiritual para onde foram absorvidos por Thanos e lá encontram Gamora, Pip e Adam Warlock!

Warlock que tornou-se uma espécie de guru para aquele povo, que é composto para centenas de almas que ele absorveu antes de morrer, vivendo uma espécie de Utopia. É Adam o primeiro a dizer que a alma do Surfista foi manipulada. Talvez por Galactus!

Em Silver Surfer # 47 (Superaventuras Marvel # 150), o herói luta contra Drax para deter a insanidade temporária do confuso personagem. Por fim, usando poderes místicos Adam envia Drax e Surfista de volta ao universo exterior à jóia.

Em Silver Surfer # 48 (Superaventuras Maravel # 151) um grande erro de avaliação do Surfista Prateado é corrigido, quando ele descobre que Galactus manipulou seus sentimentos de modo a ele não importar-se com as populações das centenas de planetas onde ele levou o devorador de mundos antes de chegar na Terra, e assim a memória de infinitas vidas ceifadas volta e corrói a alma já sobre sobrecarregada do Surfista.

Não fica claro em nenhum momento a razão de porque o Surfista importou-se mais com a Terra, ou por que o controle de Galactus diminuiu seu efeito aqui.

No Mundo Espiritual, Warlock decide tomar um papel mais ativo na trama.

Na edição seguinte, Silver Surfer # 49 (Superaventuras Marvel # 152, fevereiro de 1995) já com Ron Marz (The Green Lantern, 3º volume) nos argumentos, a história intitulada de “Desvio”, Thanos ataca o Surfista que ruma para a Terra para avisar os nossos heróis.

Em Silver Surfer # 50 (Superaventuras Marvel # 153) Jim Starlin assina seu último roteiro para o Surfista publicado no Brasil, onde pecados da alma do heróis são explorados e lembranças de mágoas de Zenn-La vem à tona. Talvez o Surfista não seja tão puro quanto imaginávamos... uma edição perfeita que faz grandes acréscimo à origem clássica do personagem feita por Stan Lee & John Buscema.

Por fim o herói cósmico chega à Terra e cai na Mansão do Dr. Estranho...