A Infinita Saga do Infinito, Parte VIII: A ressurreição de Thanos

No final da década de 1980, o Surfista Prateado voltou a ter uma série mensal, a sua terceira série (a 2ª teve apenas uma edição, ok?), e distante da melancolia da década de 1960 logo viu-se livre a barreira de Galactus.

É nesta série sob a tutela de Steve Englehart que vemos o aproveitamento de parte do casting criado por Starlin na década de 1970, com tramas que envolvem personagens cósmicos e que trazem de volta as jóias espirituais (numa aventura com Reed e Sue Richards). Estas aventuras não foram publicadas no Brasil, mas não acrescentam nada à trama da Saga do Infinito, visto que Thanos não participa destas aventuras.

Apesar da arte de Marshall Rogers (Detective Comics) a série não havia emplacado e em 1990, Jim Starlin retorna à Marvel e a assume, quando tinha Ron Lim (X-Men 2099) no lápis e Tom Christopher nos finais.

Não demorou muito e Thanos estava de volta!

Em Silver Surfer # 34-38, 3º volume (Superaventuras Marvel # 131-134, maio-agosto/1993, Editora Abril) Thanos tem autorização da Morte para retornar de seu reino com uma missão específica: eliminar parte dos seres vivos!

A Morte notava um desequilíbrio cósmico: estavam nascendo mais pessoas do que morrendo, então ela resgata seu antigo amante de seu reino para dar prosseguimento à sua missão anterior.
Mas lentamente descobrimos que Thanos voltou diferente após ter experimentado a morte. Além de mais introspectivo e inteligente, Thanos está menos violento, menos belicoso, preferindo os grandes jogos mentais e planos elaborados, a um confronto direto e insensato. Estas posturas ficam mais evidentes nas sagas seguintes, em especial Thanos – Em busca do poder e O desafio infinito.

Em Silver Surfer # 35 (Superaventuras Marvel # 132), Kronos ao perceber que Thanos voltou dos mortos, invoca Drax, o destruidor novamente, que ironicamente volta com problemas de raciocínio, incapaz que pensamentos inteligentes e geralmente usado como personagem cômico. Na edição seguinte, o Surfista vem à Terra para saber que é Thanos nos arquivos dos Vingadores, e ainda perde tempo com o Homem-Impossível.

Na edição # 37, Surfista encontra com Mentor, Eros e finalmente Drax – o time todo estava de volta.

Na última edição da saga, Nebulosa, a misteriosa neta de Thanos que já havia aparecido diversas vezes em aventuras dos Vingadores, encontra seu avô que retoma sua nave Santuário, que estava sendo usada como base por Nebulosa. Thanos negando a relação com a vilã a incendeia, mas, apesar dos ferimentos ela sobrevive.

Nesta edição, disposto a ganhar tempo para seus planos, Thanos finge sua morte.