Hawkman, Silver Age Chronology: The Brave and the Bold, I

Em 1.961, Julius Schwartz continuava com sua missão de resgatar os personagens da Era de Ouro com nova roupagem.

O escolhido da vez foi o Hawkman (Diferente dos EUA onde os personagens tem o mesmo nome, no Brasil o Hawkman da Era de Ouro chamou-se durante anos Falcão da Noite e seu equivalente na Era de Prata Gavião Negro. A atual editora unificou a tradução dos personagens). 
As três primeiras tramas apresentadas em The Brave and the Bold #34-35(fev-mar e abril-maio de 1.961), funcionam muito bem até hoje.

O texto de Gardner Fox é eficiente e realmente ele não está narrando histórias de heróis, mas sim, histórias policiais sci-fi. Levando-se isto em conta a história flui com extrema facilidade. São simples, hoje infantis, mas funcionam. O desenho do Joe Kubert é um deleite para os olhos, perfeito e econômico.
Em Creature of a thousand shapes os policiais do planeta Thanagar (estrela Polaris), Katar Hol e Shayera, casados, vem à Terra em busca do criminoso Byth, que tomou uma pílula que permite-lhe mudar de forma.

Rebelde numa sociedade policial (que de imediato não ficou claro para o leitor), o criminoso decidiu fugir para nosso planeta.

Não há narrativas dos acontecimentos anteriores em Thanagar, exceto uma rápida passagem onde ilustra-se o assalto de Byth ao cientista. Anos depois, durante as reformulações da DC Comics, mostraram o passado de Katar Hol em Thanagar na minissérie Hawkworld de Timothy Truman e Alcatena.

Ao aproximar-se de nosso planeta o casal de policiais alados – graças a um cinto anti-gravidade e a asas que permitem o direcionamento – usam um poderoso computador chamado Absorbascon, de onde adquirem conhecimento sobre línguas e culturas terráqueas e decidem fazer contato com o Comissário de Polícia de Midway City George Emmett.

Aceitando colaborar com o casal, o Comissário sugere a criação de identidades secretas como curador do Museu local e sua assistente pessoal. Devido ao profundo conhecimento adquirido com o Absorbascon os policiais aceitam as identidade de Carter Hall e Shiera, tornando-se os heróis Hawkman e Hawkgirl e utilizam o uniforme policial thanagariano, junto com o cinto e as asas.

A trama transcorre com relativa facilidade, com Byth transformando-se em vários animais para dar trabalho para a dupla alada. Quase que desapercebido passa o fato que quando tornou-se um peixe Byth conheceu animais em um reino subterrâneo sub-aquático (certamente influência de Viagem ao Centro da Terra – aqui).

Preso, Byth é posto em animação suspensa e enviado de volta ao seu planeta e o casal decide permanecer na Terra.

A edição #35 da série The Brave and the Bold de abril-maio de 1.961 trouxe duas histórias dos Campeões Alados.

Em Manace of the Matter Master a dupla enfrenta o Matter Master, um cientista que inventa uma fórmula que transmuta objetos. Tolo, o vilão em vez de transmuta pedaços de ferro que qualquer lixão tem em excesso em ouro, resolve usar os poderes de transmutação para facilitar seus assaltos. Hum... gênio!

Na segunda história, uma colaboradora do Museu de Midway City, a oferecida Mavis Trent (presente na série desde a primeira edição) desaparece após registrar a imagem do homem das neves. Em Valley of vanishing men cabe às Maravilhas Alados descobrirem a razão dos desaparecimentos e onde estão os desaparecidos, deparando-se com a uma clássica trama de sci-fi onde uma civilização do planeta-estrela Xardoon chegou à Terra milênios atrás e incapazes de consertarem sua nave, isolaram-se do mundo, tornando-se semi-selvagens.

Eram eles os famosos homens das neves.

Passados cinquenta anos de sua publicação original as tramas conseguem apresentar os personagens com um frescor impar e tudo funciona muito bem, numa época em que não havia um universo unificado e leitores chatos para apontarem todos os defeitos de narrativa.

--- Post Script: O Absorbascon votou a ter importância no ciclo de Hawkman de Tony Isabella, com as séries The shadow war of Hawkman, Hawkman Special e a série Hawkman (1.985-87). A série de animação Justice League Unlimited tem um episódio duplo escrito por Geoff Johns que trata do Gavião Negro e da máquina.