A WildStorm acabou! E daí?


Numa série de anúncios da última semana, como a mudança de parte do pessoal para a Califórnia e que não irá copiar o modelo de filmes da Marvel, a DC Comics anunciou também que encerrará as atividades da editora que adquiriu em 1.998 por US$ 45 milhões, a WildStorm.

Desdobramento de um dos vários estúdios que se uniram para fundar a Image Comics em 1.992, a WildStorm é o exemplo definitivo de passe caro, muito caro. A DC pagou US$ 45 milhões para ter o passe de Jim Lee, o proprietário mais conhecido da WildStorm. Infelizmente o desenhista-fenômeno tem mais atividades administrativas do que de como desenhista. Desde que comprou a editora a DC Comics publicou poucas histórias com a arte de Lee. Entre elas estão Just Imagine Stan Lee & Jim Lee creating Wonder Woman, Batman – Silêncio (12 números), Superman – Pelo Amanhã (12 números) e dezenas de capas.

Parece-me o mesmo erro de avaliação que a editora comentou com Garcia Lopez, que saiu da criação para administração nos anos 1.970.

Num primeiro momento a editora ainda não sabe o quê fara com os personagens. Tentará introduzi-los na continuidade de seu universo padrão. Desde o retorno do Multiverso depois da série semanal 52 a WildStorm tem uma “Terra” na continuidade da DC, a Terra 50 (aqui).

Algumas séries de autor da WildStorm Signatures, como Astro City poderão retornar pela DC Comics, mas cada caso é específico.