Redenção Perdida

Em JSA #60-62 de Geoff Johns (texto), Don Kramer (lápis)/Keith Champagne (finais) e Tom Mandrake (arte), temos uma narrativa sobre consequências, pecados e redenção destes. Em 1.953, Espectro toma frente numa investigação que estava conduzindo em parceria com o Sr. Incrível (Terry Sloane), julgando e punindo Roger Romaine por crimes ligados ao ocultismo. Anos depois com o nome de Espírito-Rei, Romaine foge do inferno possui Flash e mata o primeiro Sr. Incrível – veja aqui.

No presente o Espectro (nesta época, Hal Jordan) está descontrolado, punindo com ardor violento crimes menores, sem dar chance de redenção às pessoas. O arco todo tem um foco místico, de modo a mostrar ao Sr. Incrível (o atual) que existe algo além da matéria.

Numa bela passagem, Incrível pergunta a Meia-Noite o quê está fazendo numa igreja. Ele está rezando e inicia uma gradual interferência para levar Incrível para a igreja. Sr Incrível deixa claro ao leitor a dor que a ausência de sua esposa traz à ele num belo diálogo, que nos ensina que os personagens de quadrinhos não tem de ser bidimensionais, mas pessoas-ficcionais tão complexas quanto somos de fato.

A ação se concentra no acontecimento da nova fuga do Espírito-Rei do inferno e que ele está controlando as almas das pessoas que foram assassinadas pelo Espectro.

A história também permite estabelecer um ciclo para Hal Jordan, a saber. Hal Jordan era o maior de todos os Lanternas Verdes, mas se corrompeu em Zero Hora, sacrificando anos depois para salvar a nossa estrela-mãe, o Sol (em A noite final). Anos depois em O dia do julgamento (O retorno do herói, no Brasil) dos mortos foi escolhido para ser o elo humano do Espectro, quando Jim Corrigan foi para o descanso eterno definitivo. Johns responsável por O dia do julgamento queria trazer o herói à pauta do dia e o fez com excelência. Criaria no ano seguinte Lanterna Verde: Renascimento e todos os desdobramentos que nos trazem hoje ao arco A noite mais densa.

O Rei Espírito traz de volta alguns espíritos em corpos putrefatos semelhantes à zumbis e os faz atacar aos heróis em vários locais. Durante a ação Sr Incrível é ferido e passa por uma experiência de quase morte, o que o faz iniciar uma visita aos templos religiosos com o colega Meia-Noite.

Como parte da história começou em função de Hal Jordan discordar da postura “olho-por-olho” do Espectro, depois de receber uma mensagem do além enviado por Corrigan através de um padre, Jordan aparentemente aceita o seu papel como espírito da vingança e consegue exorcizar o Espírito-Rei (que possuiu outra vez Flash para matar outro Sr. Incrível), enviando-o ao inferno.

Bom arco, história bem narrada, arte adequada ao conteúdo e um questionamento correto sobre o perdão de pecados. Talvez um resumo fique-se com a impressão errada que tudo poderia ser evitado se Hal Jordan não questionasse seu papel como espírito da vingança. A história torna o angustiado herói tridimensional, pois mostra o espírito da vingança como necessário e que seu excessos nem sempre são tolerados pelos humanos que são seu vínculo.

Vale a pena.

Veja aqui outros arcos da série JSA.