Um episódio de Fringe chamado “Pete” sem o Joshua Jackson

Em Fringe [2x16] – Peter, finalmente joga-se a pá de cal sobre a trama em torno de Pete Bishop.

Havia uma sub-trama onde o rapaz havia morrido, mas finalmente são esclarecidas algumas coisas num episódio com abertura especial produzida com os recursos gráficos existentes em 1.985, de modo a deixar claro quando se passa o episódio.

Walter narra à Olívia como tentou curar seu filho buscando recursos na observação de uma dimensão paralela, tecnologicamente mais avançada. Falhou, mas viu uma chance de redenção quando seu outro foi distraído ao encontrar a cura e ignorá-la.

Assim quebrou o espaço entre as dimensões – o quê vitimou o braço de Nina Sharp, colaboradora de William Bell – e abduziu o menino, tencionando curá-lo e devolvê-lo, o que efetivamente não aconteceu.

Nesta dimensão o astro da cine-série “De volta para o futuro” é Eric Stoltz. Possivelmente ele deve ter sido muito cotado para o papel e houve alguma mudança na hora H e a equipe de produção quis brincar com isso.

O episódio introduz também a física Dra. Carla Warren que em 1.985 trabalhava com Walter no Laboratório na Universidade. Os sentimentos de Carla por Walter podem ser usados como um romance ou como alguém que estivesse disposto a dar um basta nas pesquisas e projetos de Bishop.

Enquanto esteve no gap (hiato dentro da própria temporada) Fringe recebeu o aval do canal norte-americano Fox para mais uma temporada, por isso estranho a entrega de um mistério que ainda não estava tão bem consolidado nos espectadores. Não pode se dizer que havia uma grande expectativa sobre este mistério, que poderia ter esperado um amadurecimento para se tornar algo maior.

O episódio defende que Pete Bishop é muito importante, um recurso comum em séries de sci-fi com duplas, afinal as tramas eram tão concentradas em Olívia e Walter, que vez por outra não se entendia a função real do personagem de Joshua Jackson na série.

Explico: com a ativação do departamento “Fringe”, a única pessoa capaz de controlar e manter Walter em foco foi seu filho, Peter Bishop. Walter tem uma espécie de demência, mas na verdade partes de seu cérebro foram extraídas por seu sócio William Bell e implantadas em cérebros de outras pessoas. O temor de Bell era que Walter tornasse a abrir o portal entre as dimensões.

Recentemente as partes foram resgatadas e a informação que continham faz parte do cérebro do vilão da série. Walter continua demente e aparentemente para a manutenção do status de “dr Frankenstein louco” na série continuará assim.

Apesar de vitimar o amigo, Bell não se mostrou tão correto consigo próprio e mudou de dimensão.

Com mais cinco episódios para concluir a temporada o que se pode esperar agora são três ou quatro episódios de histórias tipo “o monstro da semana” e um final de temporada com a trama principal da série (o tal choque entre as dimensões) continuando no próximo ano.
Tecnologia do Blogger.