As relações entre cliente e fornecedor, versão revistas em quadrinhos

A maneira como as coisas não feitas por aqui com o cliente me impressionam.

Fiz um pedido com a Rika, e recibo um e-mail do SAC que o pedido não tinha sido finalizado. Fiz então, um novo pedido.

Este novo pedido foi finalizado, mas recebi a mensagem automática do cancelamento do primeiro. Sem conferir os números de pedidos, refiz o pedido.

Percebi o erro e cerca de 10 minutos após o pedido enviei um e-mail para o SAC pedindo o cancelamento do terceiro pedido.

Em azul texto meu, em vermelho texto da loja.


E-mail 1: Com o cancelamento do pedido.

Em Sex, 2010-02-12 às 17:37 -0200, Jamerson Albuquerque Tiossi escreveu:

Devido a uma informação errada, pois acreditei que um pedido já enviado havia cancelado, refiz o pedido.

Peço o cancelamento deste pedido na Rika e no Visa.

Obrigado.

Em Sex, 2010-02-12 às 19:24 +0000, RIKA Comic Shop escreveu:

> Pedido feito em: 12/2/2010 Número do Pedido -- > 298443

E-mail 2: Devido a não ter contato com a loja, especialmente no período de Carnaval que se seguiu, enviei um segundo e-mail:

Em Sex, 2010-02-19 às 17:16 -0200, Jamerson Albuquerque Tiossi escreveu:

Veja este e-mail que enviei no dia 12/02.
Ainda não obtive resposta e o débito continua no cartão.

E-mail 3: A loja explica que não recebeu o e-mail do cancelamento, e se oferece para trocar por um pedido de igual valor.

Compreendo.
Não há problema quanto à falta de retorno. Entendo que não receberam.

Como já fiz um pedido (e inclusive já recebi) neste mês, está fugindo ao orçamento. Por isso peço-lhes o cancelamento junto à loja e ao Cartão de Crédito.

Em Sex, 2010-02-19 às 17:29 -0200, Rika Comic Shop escreveu:

> Não recebemos este último e-mail, mas é mais fácil você fazer outro
> pedido no mesmo valor (ou aproximado).


E-mail 4: A loja responde que seria interessante um cŕedito para uma eventual próxima compra. Avisei que não teria interesse e reforcei o pedido do cancelamento.

Por mais que seja interessante e provavelmente irei fazer uma compra maior de R$ 100,00 no próximo mês; neste, não posso.

Peço o cancelamento.

Em Sex, 2010-02-19 às 17:40 -0200, Rika Comic Shop escreveu:

> Teriamos que ter cancelado logo em seguida, Jamerson...
> Não quer ficar como crédito da sua próxima compra?

> Rika Comic Shop

E-mail 5: A loja explica que já enviou e por isso não pode cancelar. O tom amigável inicial já vai para o tom de "você não deveria ter feito isso".

Compreendo.

Eu realmente descobri que não deveria ter feito 2 (dois) pedidos e o cancelei imediatamente enviando um e-mail para a loja. Telefonei e o atendente disse que só era possível "falar" com o sac via e-mail.

Tenho o e-mail que comprova que o horário (17:37 de 12/02), então não é simplesmente uma questão de quem fez o quê.

Já que o raciocínio é este, também fiz o quê precisava ser feito, cancelei imediatamente e não obtive resposta.

Jamerson

Em Sex, 2010-02-19 às 18:01 -0200, Rika Comic Shop escreveu:

> Jamerson, não dá para cancelar porque os dois pedidos foram enviados:
> PB067981398
> PB067981720

> Na verdade você não deveria ter feito 2 pedidos. Como recebemos 2 e os
> 2 foram pagos, fizemos o que precisava ser feito: enviá-los.

> Rika Comic Shop


E-mail 6: Eles lamentam e avisam que não há muito há fazer. Os pedidos já foram enviados.

Estamos andando em círculos.

O pessoal da loja realmente não tem informações sobre pedidos novos. Por
isso me indicaram o "SAC" que só pode ser contactado via e-mail. Foi o que eu fiz. O fiz de boa fé que poderia resolver meu problema.

O pedido será devolvido e estou em contato com minha administradora de
cartão de cŕedito para cancelar a compra.

Espero que entendam que, no raciocínio de "fez o quê tinha que fazer" eu também o fiz. Entrei em contato com o setor responsável imediatamente após o pedido - cerca de 10 minutos - e pedi o cancelamento, antes mesmo que este setor enviasse o pedido para a loja para separar, conferir, lacrar e enviar.

Se o setor não recebeu o e-mail não posso provar, mas posso provar que foi enviado em tempo hábil, e que o mesmo setor responde a todos os outros e-mails enviados, excetuando apenas o quê iniciou o cancelamento.

Agradecido,

Jamerson

Em Sáb, 2010-02-20 às 12:05 -0200, Rika Comic Shop escreveu:
> Mas neste caso não há muito o que fazer, pois você fez 2 pedidos e os
> 2 foram atendidos.

> O pessoal de loja não tem informações sobre pedidos novos e pagamentos
> do site - apenas se eles foram despachados.

> Rika Comic Shop

E-mail 7: A loja avisa que em virtude de minha postura não irá me atender mais.

Talvez se houvesse um mecanismo de cancelamento não teríamos que estarmos nos desgastando com tantas trocas de e-mails.

Sem síntese fui e estou sendo honesto e gostaria que a loja não tivesse despesa no que se refere ao meu pedido.

Não vejo em nenhum momento que a haja algo em minha postura que provoque uma discordância de postura. Em algum momento informei que a loja agiu de má fé? Em algum momento informei que as revistas foram enviadas ou debitadas sem meu conhecimento e minha autorização?

Não!

Informei que fiz um pedido errado e pedi o cancelamento do mesmo o quê não ocorreu. A loja me ofereceu crédito, mas informei que neste momento não poderia contrair a dívida. É isso.

Ao enviar um e-mail informando que não atenderá mais um cliente apenas por causa de R$ 42,00; a loja mostra que está renegando as compras pequenas e isto, no fim, fará uma concentração apenas nos grandes compradores que dispõem de grandes valores para investir.

Acho um engano que a situação chegue a tal ponto, mas... paciência!

Jamerson

Em Sáb, 2010-02-20 às 12:57 -0200, Rika Comic Shop escreveu:

> OK, mas que fique claro que não o atenderemos mais, em virtude de
> discordarmos da sua postura.

> Rika Comic Shop

E-mail 8: Resposta da Rika

A questão é que você fez 2 pedidos conosco que foram pagos. Assim que foram pagos foram separados e despachados e estão sendo entregues mais do dentro do prazo.

Ficaremos com o prejuízo do frete por um erro seu, que fez pedido duplicado. Você pediu para cancelar um pedido na sexta-feira antes do Carnaval, 6 horas da tarde. E agora ameaça estornar o pagamento.

OK - é assim que você está procedendo com a empresa que atendeu seus pedidos e cumpriu com tudo que prometeu, inclusive entregando ANTES do prazo.

Então ficamos assim: não precisa nem se incomodar de estornar o pagamento. Mande seus dados bancários e deposito os 42 reais.

Pegue a encomenda enviada e faça o que quiser com ela - jogue fora, doe, enfim, a seu critério.

Mas AQUI você não compra mais. Não se trata de atender cliente grande ou pequeno, mas de ter que atender a uma reclamação absurda, onde NOSSO trabalho foi feito, e o erro é seu.

Rika Comic Shop