Crisis on Twin Earths (1978)

Roy Thomas sempre foi fã de quadrinhos e já colecionava-os durante a Era de Ouro quando era criança.

Há inclusive registros de correspondência dele que seria publicada em All-Star Comics se a série não tivesse sido cancelada e mudado o tom para história de faroeste.

Crescido, Thomas trabalhou para a Marvel Comics nas décadas de 1.960 e 1.970, chegando a ser editor chefe da editora e responsável durante anos por Os Vingadores e por Conan, o bárbaro, título que fez pressão para que a Marvel Comics publicasse.

Como fã de quadrinhos Thomas cria esta história de Thor, onde era escritor e editor, para homenagear a estrutura das múltiplas Terras e dimensões da divina concorrente.

Antes de começar é bom entender que na época havia apenas dois Hyperion na Marvel. Um é o vilão do Esquadrão Sinistro e surgiu na dimensão padrão da Marvel, conhecida como Terra-616. Outro é o herói do Esquadrão Supremo e vive na Other Earth ou Contra Terra, como eventualmente é referida por aqui.

Na história o bom Hyperion vem convidar Thor e os Vingadores para participarem de um filme, mas o Hyperion vilão consegue usar os mecanismos da nave do herói e se transportar para a Contra Terra, onde após derrotar o seu homônimo temporariamente, tenta escapar utilizando sua identidade mortal.

Há alguma confusão quando a pretendente a namorada da identidade civil de Hyperion e o arqui-inimigo aparecem na produção e o Hyperion do mal não sabe como agir.

No final tudo termina em luta com vitória do bom Hyperion e de Thor.

Chama a atenção que para desenhar a aventura Thomas tenha contratado Wayne Boring, desenhista antigo que, na Era de Ouro, trabalhou com Superman e foi diversas vezes emulado por Jerry Ordway no início de sua fase como desenhista em The Adventures of Superman em 1.987.

Seria este mesmo Boring com finais do mesmo Ordway os responsáveis pela arte de Secret Origins # 01 (1986) que reconta a origem do Superman da Terra-2 para o público que acabou que ver o fim do Multiverso em Crise nas Infinitas Terras.

Apesar de bela edição de Secret Origins, os leitores da época se perguntavam qual a função de mostrar histórias de uma dimensão que naquele momento não existia mais.

Veja aqui uma listagem atualizada das Crises nas várias editoras em quadrinhos.