O mundo de Quatuorian, volume 1

O mundo de Quatuorian, volume 1
O mundo de Quatuorian, vol 1: Cheiro de tempestade [2017]
Cristina Pezel
ISBN 978-85-67218-18-2
Mundo Uno Editora, 2017

A carioca Cristina Pezel consegue entrar em uma seara por demais conhecida - a jornada do herói - e construir um universo fantástico digno e interessante.

A trama é simples e o desenrolar adequado ao tema. Teriva, Vinich e Julenis são adolescentes em Quatuorian, onde em determinada idade manifestam poderes fantásticos e seguem para um treinamento que os tornará adultos e responsáveis. Teriva no momento de seu nascimento, teve seu pai assassinado por Vorten em um duelo e se vê privado de seuas terras e bens, criado pelo pai de Vinich, a quem tem por irmão.

No início da adolescência eles, juntos com dezenas de jovens de vários reinos, rumam para a Estação Gnária onde aprendem a controlar seus poderes e são apresentados a parte dos mistérios e profecias daquele mundo.

Em paralelo Vorten, desejoso de consolidar sua posição de podre, não abre mão de associações escusas com criaturas místicas e seres abissais, e se torna um vilão crível por sua sede de poder e atos malignos.

Pezel constrói um mundo fantástico perfeito para adolescentes em primeiro contato com a fantasia: centrado em três adolescentes, seus conflitos e paixões e  capítulos curtos, geralmente de 4 a 5 páginas facilitando a leitura para os iniciantes. 

Para leitores antigos a jornada do herói e seu treinamento em uma escola distante não é novidade, mas a escritora consegue embalar a ideia com uma mitologia consistente e estabelecendo um cenário fantástico que perdura à leitura, além de raças e animais novos.

A versão a quem tive contato, dividida em dois volumes é o relançamento da obra de 2016 com mais conteúdo. Não posso opinar sobre o texto anterior, mas este me agradou bastante. É uma leitura deliciosa e rápida, além de muito aconselhável para o primeiro contato dos leitores com a literatura fantástica. Aconselho a todos, mesmo o experiente no tema.