Neil Gaiman, Sandman e a nova edição da Panini (I)

Neil Gaiman é um autor de fantasia inglês.

Ele começou sua carreira cobrindo a cena musical. É dele uma biografia do Duran Duran de 1987. Em 1987 ele substituiu Alan Moore em Miracleman e em 1988 chegou na DC Comics. Fez Orquídea Negra e algumas histórias soltas.

A partir de 1989 ele criou e escreveu Sandman, uma série de fantasia dentro do Universo DC. A série durou 75 números (mas tem uma edição extra chamada "Sandman Special"). Além de Sandman Gaiman escreveu a série inicial de Os livros da magia que se tornou uma longa mensal e influenciou toda a produção de quadrinhos de fantasia da editora.

Desde antes de encerrar, mas especialmente depois, Sandman está sendo reimpressa. Geralmente as 76 edições são divididas em 12 arcos, que são reunidos em 10 encadernados – dois encadernados reúnem 2 arcos de histórias curtas. Além desde formato de encadernados, a DC Comics também divide a série em 2 ou 3 encadernados no formato OMNIBUS ou Absolute.

No Brasil Sandman foi publicado pela Globo a partir de 1990 e depois em uma parceria entre Globo/Devir Livraria. Usando sobras de edições a Globo publicou encadernados de alguns arcos. A Brainstore, editora mais vinculada a materiais adultos, reiniciou a publicação de Sandman em forma mensal. A partir dos anos 2000 a Conrad publicou, em capa dura, uma série de 10 encadernados de Sandman.

No meio dos anos 2000 a Pixel Editora assumiu durante dois anos a publicação de material Vertigo (o selo da DC Comics ao qual Sandman está vinculado) no Brasil. E reiniciou a publicação dos encadernados, agora em capa cartão. 

Quando assumiu a publicação exclusiva de todo o material DC no Brasil, a Panini decidiu publicar Sandman no formato Absolute, dividindo a edição original em dois volumes. Com a publicação de diversas histórias comemorativas desde quando a edição finalizou em 1995 esta série tem 5 volumes, 4 que cobrem a série original e 1 para as histórias póstumas.

Devaneio, segundo o Dicio Online.
Jotapê Martins é um dos mais conhecidos tradutores de quadrinhos no Brasil. Quando traduziu a série para a Conrad sugeriu que o personagem principal de Sandman Sonho (Dream) tivesse seu nome alterado algumas vezes para “Devaneio” de modo a sugerir a identidade dos sete Perpétuos, “irmãos” de Sonho e todos com nome iniciado com “D” em inglês, já que ao traduzir para o português “Sonho” (Dream) e “Morte” (Death) não havia uma maneira para que o leitor compreendesse plenamente a ideia. Os editores da Conrad negaram a ideia, mas anos depois o tradutor conseguiu que os editores da Panini aceitassem e, em alguns momentos, personagens se referem a Sandman como “Devaneio”, quando em inglês falam “Sonho” - o personagem é a personificação física do Sonho e do Sonhar.

Em março de 2019 a Panini publica uma nova série em encadernados de capa cartão de Sandman no Brasil. Acessível o primeiro volume foi distribuído no início da segunda quinzena de março às bancas (R$35,00) e trouxe o arco “Prelúdio & Noturnos” com a capa da edição comemorativa de 30 anos.

Infelizmente além do uso da “Devaneio” em alguns momento (em frases como “Devaneio, o Sonho...” tomando o cuidado para não substituir totalmente a tradução anterior, acrescentando assim a nova designação) a edição trouxe erros grosseiros de uso de arquivos digitais. Acostumados ao tamanho maior da coleção Absolute, que serviu como base para esta nova coleção, os editores da Panini não se atentaram que alguns balões de texto ficaram mal diagramados – ou até vazios!

Nas redes sociais, que tornam todos acessíveis mundialmente, o autor Neil Gaiman disse que se decepcionou com a edição. É a primeira vez que um autor se refere a uma edição brasileira em décadas e não é para elogiar. Gaiman além de escritor de quadrinhos bastante conhecido se tornou uma fonte adequada para séries de TV que adaptam seus trabalhos originais. Neste momento o serviço de streaming Amazon Prime está em campanha de divulgação de "Belas maldições" (baseado no livro de Gaiman & Terry Pratchet) além de estar exibindo a segunda temporada da série do canal Starz "Deuses americanos" (baseado em livro de Gaiman, sucesso de crítica e público).

Até hoje (terça, 26/03, 9:30) a Panini não se pronunciou sobre o fato.